terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Espírito da Colméia

El Espíritu de la colmena, 1973 - Direção: Victor Erice - Elenco: Teresa Gimpera, Ana Torrent, Fernando Fernán Gómez, Isabel Tellería.

Interessante premissa é sabotada pela falta de ousadia do diretor Victor Erice. Ainda que tente, "O Espírito da Colméia" acaba sendo uma história mal explorada e que sobressai pela perícia técnica.

Embora filme com talento de quem sabe explorar ao máximo cada plano de seu filme, Erice peca e muito na forma distanciada e medrosa de utilizar seu roteiro, tanto que, ao final, fica uma enorme ponta de decepção - e olha que o filme custa muito a engrenar.

Erice também se destaca na direção de seus atores, sobretudo os infantis. A fotografia serena dá ao ambiente um tom de neblina interessante. Todavia, a Trilha Sonora parece destoar daquilo que faz a Fotografia, Erice e seu roteiro, mais ainda.

Toda essa decepção, começa no interior da Espanha, em tempos de guerra. Um cinema passa pelo lugar, exibe "Frankestein"; duas garotinhas, as irmãs: Ana (Ana Torrent) e Isabel (Isabel Tellería) estão determinadas a encontrar essa estranha figura de que passará pela região. Acontece que o foco muda, quando à procura dessa criatura, uma das meninas acha um fugitivo de guerra, ao qual ela acredita tratar-se de "Frankestein". Afeiçoa-se a ele, mas terá uma surpresa tempos depois. Para nós, o tempo para a surpresa é curto, e a surpresa é rasa e decepcionante.

Erice arrasta demais seu filme, no sentido narrativo mesmo. Direcionar todo o longa em cima do pensamento de uma criança é uma atitude corajosa, e que deve ser controlada sabiamente, o que não acontercera por parte de Erice.

O não mais que sonolento filme de Erice revela-se uma decepção, ainda mais porque dizem por aí que é a grande fonte de uma profícua leva de filmes espanhóis com tons de terror/suspense surgidos nos últimos anos. Falta muita substância maturidade cinematográfica a "O Espírito da Colméia", que fica apenas como uma bela fotografia filmada em belos planos, com atuações espontâneas de seu elenco infantil. Faltou contar bem a boa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário